Plano de carreira

O plano de carreira da Simbiose é público e pode ser acessado através do link abaixo:

Plano de Carreira Simbiose Ventures

O plano de carreira funciona com base na avaliação e classificação de cada pessoa da equipe de acordo com suas competências/habilidades divididas em dois grandes grupos, sendo um grupo técnico e outro geral.

As habilidades técnicas são listadas de acordo com o tipo de atribuição que cada pessoa possui, como desenvolvimento, administração de sistemas, entre outros.

As habilidades gerais são relacionadas às características e comportamentos da pessoa em relação a alguns itens, como por exemplo: Linha de Raciocínio, Objetividade, Relacionamento Interpessoal, Trabalho em Equipe, Gestão de Conflitos / Negociação, Iniciativa, Pontualidade, Organização, entre outros.

Funcionamento do plano de carreira

Durante o processo de avaliação de desempenho individual, para cada competência/habilidade listada, técnica e geral, a pessoa recebe uma pontuação que vai de 0 (nada) a 5 (muito) e também precisa se autoanalisar utilizando a mesma regra de pontuação.

Caso exista divergência de pontuação em algum dos itens entre a autoanálise realizada pela própria pessoa e a que foi feita pelos gestores (e caso nenhuma das partes mude de opinião), deve ser aplicado um teste independente específico que possa avaliar a pessoa no item divergente.

Ao término da avaliação, a soma total da pontuação feita pela pessoa estabelece em qual nível do plano de carreira ela deve ser classificada, desde que: a) A soma dos pontos dos grupos de competências/habilidades técnicas e gerais, individualmente, atinjam a pontuação mínima necessária para a classificação da pessoa no nível desejado; b) Em nenhum dos itens das competências/habilidades técnicas ou gerais, exista uma diferença superior a 1 ponto entre o que é exigido no novo nível desejado e a pontuação recebida pela pessoa durante a sua avaliação.

Caso a pessoa apresente crescimento, cumpra com as regras acima descritas e, consequentemente, seja promovida, sua nova remuneração será válida a partir do mês seguinte à realização da avaliação.

Caso a pessoa não atinja a pontuação mínima necessária para que possa ser promovida, permanecerá com a mesma remuneração até a próxima avaliação de desempenho, que acontecerá dentro de seis meses.

Exemplo de uma avaliação

No link abaixo você consegue ouvir um exemplo real de uma avaliação do plano de carreira de um dos membros da nossa equipe.

Exemplo de Avaliação do Plano de Carreira

Evolução constante

O plano de carreira criado pela Simbiose não é fixo/estático, ele é dinâmico e está em constante mudança e evolução. Conforme aprendemos em conjunto com a equipe, quais são as habilidades e competências que devem ser adicionadas ou removidas do plano para cada estágio e tipo de atribuição, mudamos o plano.

Sempre que o plano de carreira sofrer qualquer tipo de atualização/evolução, toda a equipe será comunicada e terá a oportunidade de expor sua opinião sobre a mudança.