Opiniões de quem trabalha ou já trabalhou conosco

A Simbiose está longe de ser um local perfeito. Justamente por isso, acreditamos na transparência como a base para o início de qualquer tipo de um novo relacionamento.

Diante disso, apresentamos abaixo opiniões positivas e negativas de diversas pessoas que trabalham ou já trabalharam conosco.

É importante deixar claro que nosso objetivo é sempre melhorar e resolver qualquer questão que possa resultar em uma opinião negativa sobre a Simbiose, mas algumas coisas são simplesmente impossíveis de serem resolvidas (ou realmente não pretendemos resolver), pois fazem parte da nossa forma de trabalho.

Opiniões por vídeo

José Neto (ex-colaborador)

Rodrigo (colaborador)

Opinião José Neto

Opinião Rodrigo

João Pedro (saiu e voltou para a Simbiose)

Amanda (ex-colaboradora)

Opinião Lucas

Opinião Amanda

João (colaborador)

Hermogenes (colaborador)

Opinião João

Opinião Hermogenes

Giovanne (ex-colaborador)

Rafael (ex-colaborador)

Opinião Giovanne

Opinião Rafael

Opiniões por texto

Pessoa

Pontos Positivos

Pontos Negativos

Alan

A Simbiose é uma empresa onde você vai crescer - profissional, pessoal e tecnicamente - muito. Temos todo o apoio e incentivo necessários a ser sempre mais, a realizar mais. Os desafios são inúmeros e a transparência e sinceridade da empresa, quanto a seus objetivos, visões e valores, é excepcional. Aqui, trabalhamos na fronteira entre o possível e o impossível.

Ninguém pode se manter na sua zona de conforto, ou fazendo um esforço apenas mediano. É assumido que qualquer problema tem uma solução - e é seu dever encontrá-la. Aqui, as expectativas estão bem acima da média: todos precisam ter uma visão empreendedora, se comportarem como donos de seus projetos, e cada um é responsável pelo seu próprio sucesso ou fracasso.

Matheus

As pessoas da equipe são extremamente competentes e dispostas a ajudá-lo com as suas dúvidas e dificuldades. O ambiente inspira a evoluir profissionalmente e a nunca se acomodar, além de permitir trabalhar desenvolvendo tecnologia de ponta e altamente inovadora. Para mim, a melhor parte é o verdadeiro incentivo ao empreendedorismo, tanto para adquirir conhecimentos teóricos quanto práticos.

Somos todos cobrados constantemente pelos nossos resultados e atitudes sem ninguém passando a mão nas nossas cabeças. Por isso, ou você aprende a lidar com esse tipo de pressão ou então vai ser complicado.

Juarez

O trabalho é desafiante e desenvolve-se tecnologia própria. A equipe é muito boa, aprende-se muito com os colegas de trabalho. Investe-se muito em aprimoramento: cursos e desafios oferecidos constantemente. Horário flexível.

Trabalho pesado, sempre tem muita coisa para fazer. Você pensa: vou ralar para terminar essa entrega super importante sem a qual a gente não sai do lugar e logo em seguida pega outra ideia super importante sem a qual a gente não sai do lugar. Isso é até interessante de certa forma, mas cria uma pressão de trabalhar além do expediente frequentemente.

Rafael T.

A Simbiose te motiva a se desenvolver tanto profissionalmente quanto pessoalmente. A empresa se importa com o rumo que você vai tomar, não só com seus projetos e prazos. Gosto muito de trabalhar com essa equipe, todas as pessoas na Simbiose além de bons profissionais, são bons amigos.

A Simbiose é pior que um exército, temos que ter o máximo de disciplina e organização! Todos temos tarefas importantes e por isso sofremos uma pressão muito grande. Tenha noção de que a empresa precisa andar e que todos nela tem que andar no mesmo ritmo, aqui não tem moleza, você VAI ser cobrado, e muito!

Rafael F.

A Simbiose é muito diferente da maioria das empresas tradicionais de tecnologia, aqui você é preparado para ser um desenvolvedor/empreendedor. Trabalhamos apenas com as tecnologias mais inovadoras do mercado, utilizadas por grandes empresas no mundo e para isso acontecer somos incentivados constantemente a sempre estudar coisas novas. Aprendi muito na Simbiose e continuo aprendendo a cada dia, principalmente a melhorar habilidades como disciplina e organização. Aqui você vai aprender a pensar como DONO!

Se você não está preparado para assumir uma responsabilidade de "DONO" e lidar com bastante pressão, com certeza aqui não é o seu lugar. Somos cobrados diariamente, mesmo após realizar coisas excepcionais. Na Simbiose não existe aquele comodismo de empresas tradicionais, porque somos empreendedores e não apenas desenvolvedores.

Arthur

A Simbiose é um lugar singular no quesito desenvolvimento pessoal e profissional, especialmente o primeiro. Lá você terá grandes oportunidades de crescer e será fortemente estimulado e cobrado por isso. Alguns exemplos: a empresa paga cursos, libera para conferências, exige plano de metas (pessoais e técnicas) semestral, exige uma autocrítica semanal, exige um estudo semanal de desenvolvimento pessoal, entre outros.

Parte da cultura é estimular e extrair 110+% dos empreendedores (não se usa a palavra funcionário), então é relativamente comum/ esperado se sobrecarregar. Mesmo que você esteja conseguindo cumprir os prazos acordados, logo o nível esperado vai subir e o ciclo se repete. Não é para todo mundo, pois literalmente não existe zona de conforto.

Pablo

Aqui encontrei um ambiente que me fez correr contra o tempo para aprender uma infinidade de tecnologias, com um job rotation frequente o aprendizado é constante. Todo esse aprendizado que não se limitou apenas a conhecimento técnico me fez crescer muito profissionalmente.

Ter que se doutrinar a seguir um plano de estudos com conteúdos específicos, o qual é traçado no início do ano e deve ser seguido durante o ano todo é bem difícil. Já estudo tantas tecnologias, frameworks e linguagens no meu dia a dia que fica difícil conseguir inserir mais alguma coisa nessa rotina.

Alfredo

Acho que o melhor ponto da Simbiose são as pessoas, pessoal muito bom, disposto a te ajudar, compartilhar conhecimento. Apesar de um ambiente bem corrido, isso te faz evoluir bastante. Além de te permitir tomar decisões, evoluir o seu lado de "líder".

Possui uma cultura de empreendedorismo muito forte, a qual todos devem seguir, mesmo você fazendo o seu trabalho. Me senti muitas vezes saindo do foco de ter meu trabalho feito para pensar em empreendedorismo e outras coisas do gênero. Além de algumas vezes me sentir sobrecarregado, mas isso em todo lugar tem.