O que eu preciso fazer para crescer e ganhar mais?

Essa página tem por objetivo responder a essa pergunta na forma de um guia de estudos “a prova de balas”. Para satisfazer os ansiosos, afirmamos: 90% do seu crescimento profissional depende “apenas” do seu comportamento (suas soft skills) e não das suas competências técnicas (as hard skills). Diante disso, já avisamos que aqui você não encontrará nenhum estudo “técnico” (hard skills).

Contexto

Para quem ainda não nos conhece, acreditamos que a única forma de termos sucesso como empresa é desenvolvendo nossas pessoas para que estejam individualmente preparadas.

De 2015 até hoje, mais de 45 mil pessoas acessaram nossos anúncios de processos seletivos e mais de 690 pessoas efetivamente se inscreveram em algum deles. Perceba, não são 690 currículos recebidos, mas sim, uma quantidade enorme de pessoas que efetivamente leram sobre nossa cultura e forma de trabalho, além de investir um grande tempo respondendo às mais de 50 questões que temos em nosso formulário de inscrição.

Dessas 690 pessoas, além de lermos todas as respostas, nós conversamos com 430 por pelo menos 30 minutos, o que nos possibilita ter uma amostra significativa para identificar alguns padrões de comportamento.

É importante citar que conversamos com pessoas de todas as idades, de 17 a 50 anos, para diversas áreas/funções, de desenvolvimento a marketing.

Utilizando todo esse conhecimento adquirido, criamos abaixo um guia de estudos com base nos principais pontos de melhoria identificados nos candidatos não selecionados, visando contribuir para o crescimento de todos.

Soft Skills vs Hard Skills

Como já existem materiais excelentes explicando a diferença sobre Soft Skills e Hard Skills, não vamos nos prolongar no assunto. Mas, caso ainda não entenda claramente a diferença entre esses dois “tipos de habilidades”, assista aos vídeos abaixo.

Quem avisa amigo é: Se a empresa onde você trabalha ou o seu gestor não entende a diferença sobre Soft Skills e Hard Skills ou ainda não te cobra e contribui para o desenvolvimento de suas Soft Skills, fuja dessa empresa e/ou gestor.

Se você é jovem e está em busca do seu primeiro emprego, recomendamos que você selecione onde irá trabalhar com base em quem será seu gestor/mentor e não no tipo/nome da empresa. Isso pode afetar/influenciar significativamente seu futuro profissional. “Don’t pick a job. Pick a Boss. Your first boss is the biggest factor in your career success” - William Raduchel

Conhece a ti mesmo

Não há como você definir seu destino se você não conhece o seu ponto de partida. É fundamental que você minimamente se conheça (de verdade) para que possa saber onde precisa (de fato) evoluir/melhorar/mudar.

Diante disso, sugerimos que você realize alguns testes de habilidade e personalidade, que são sérios e têm embasamento técnico/científico.

  • PDA (Grátis, mas no último passo existe a opção para comprar a versão completa, que realmente vale a pena se quiser se conhecer melhor)

  • DISC (Grátis)

Lembre-se, para quem não sabe onde está, não tem como saber a rota para onde vai e, para quem não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve.

Guia de Estudos

Informações importantes sobre este guia de estudos:

  1. O guia abaixo vale para qualquer área de atuação e nível de experiência profissional.

  2. O guia está estruturado em ordem de prioridade, de maior para menor.

  3. Os materiais de estudo estão separados por grupos de habilidades/competências.

  4. Alguns livros infelizmente só estão disponíveis em inglês.

  5. Sugerimos que você primeiro fortaleça uma habilidade e só depois siga para a próxima, caso contrário, poderá construir um castelo de cartas.

  6. Realizar esses estudos com dedicação e de fato consolidar esses conhecimentos, te garantirá, inevitavelmente, um rápido crescimento profissional e, consequentemente, uma melhor remuneração.

  7. Após estudar todos esses materiais, se por algum motivo esse crescimento não acontecer na empresa onde você está, por favor, entre em contato conosco, pois adoraríamos ter você na nossa empresa.

Habilidade: Organização Motivo: Se você não organizar sua vida e seu tempo, dificilmente conseguirá conquistar algo significativo na vida, além de provavelmente não finalizar esse plano de estudos. Organização é a base para o crescimento profissional.

Habilidade: Autocontrole Motivo: Compreenda (por mais trabalhoso que seja) que o “problema” nunca está no outro. Não temos poder de mudar as pessoas, mas, sim, a plena capacidade para decidir como reagimos às situações que nos afetam.

Habilidades: Relacionamento Interpessoal, Trabalho em Equipe, Gestão de Conflitos / Negociação Motivo: Você jamais conseguirá alcançar o sucesso sozinho, as pessoas são peças fundamentais para nosso desenvolvimento e crescimento.

Habilidades: Compromisso com Resultados, Produtividade Eficaz Motivo: Fazer mais em menos tempo. Para que você possa ter tempo para crescer e se desenvolver, além de também viver (família, amigos etc.), é fundamental que você seja extremamente produtivo.

Habilidades: Comunicação (Linha de Raciocínio, Objetividade) Motivo: Se você não se expressa com objetividade e clareza, por mais que tenha domínio sobre o assunto que fala, ninguém te entenderá. Se você não souber comunicar o que quer ou para onde vai, ninguém poderá te ajudar.

Habilidade: Autodesenvolvimento Motivo: Entender como a motivação e as pessoas funcionam e por que apenas algumas conseguirão concluir este guia de estudo. Por fim, entender o que você precisa fazer para continuar evoluindo e crescendo.

Habilidade: Liderança Motivo: Se você deseja crescer profissionalmente, precisará aprender a liderar e desenvolver pessoas. Na visão de uma empresa, você só estará apto a crescer se tiver formado seus substitutos.

Habilidades: Coaching / Desenvolvimento de Terceiros Motivo: Aprendemos 5% quando assistimos palestras/aulas; 10% quando lemos; 20% quando ouvimos e vemos (exceto palestras/aulas); 30% quando observamos uma demonstração; 50% quando discutimos com outros; 75% quando fazemos; 90% quando ensinamos aos outros. Quer aprender de fato? Ajude outras pessoas a crescer.

Habilidade: Ética Motivo: Entender como o ser humano funciona e por que algumas escolhas “erradas” (não éticas) são feitas (por todos nós).

Habilidade: Visão do Cliente Motivo: Todo e qualquer tipo de organização, privada ou pública, com ou sem fins lucrativos, tem um cliente que busca ser entendido em seus desejos. Para ter sucesso dentro de uma organização, é fundamental entender quem é o cliente, como ele pensa e o que deseja.

Habilidades: Empreendedorismo, Visão de Negócio / Visão Estratégica Motivo: Assim como no tópico anterior, todo e qualquer tipo de organização, privada ou pública, com ou sem fins lucrativos, tem uma missão, um propósito. Para ter sucesso dentro de uma organização, é fundamental entender a “visão do todo” e como seu trabalho influencia no resultado final.

Conclusão

Para as pessoas que estão pensando: “MEU DEUS”, “QUE ABSURDO” etc. e se perguntando: “então eu preciso saber tudo isso para crescer e ganhar mais?”

A resposta é: claro que não. Como já diz o ditado: “em terra de cego quem tem um olho é rei”. Às vezes ser “só um pouquinho” melhor que a grande maioria já é suficiente para ter um determinado destaque.

Este guia tem o objetivo de “assegurar” que, caso você estude e de fato aplique o conhecimento adquirido, tenha o merecido crescimento.

Você não precisa saber TUDO, o seu nível de conhecimento e realização prática do que aprendeu determinará o seu patamar de crescimento.

Atenção: Cuidado com as “pegadinhas” da vida.

Para muitas pessoas e organizações, quanto menos você souber, melhor. Quanto menos você souber, menos questionará, menos exigirá e, consequentemente, menos você irá pedir ($).

Para muitos gestores ainda imaturos, quanto menos você souber e menos se desenvolver, menor será o risco de ele ser “substituído” por você.

Para muitas organizações, quanto menos você estudar, menos elas precisam te pagar. Você só precisa cumprir com o seu papel de forma “adequada”, usando suas habilidades técnicas (hard skills) e será “devidamente remunerado” por isso com base na “média salarial de mercado”. Se alguém mais capacitado tecnicamente aparecer e for mais “barato” que você, provavelmente será substituído.

Sugerimos que você tenha atenção e muito cuidado para não trocar o conforto atual de não precisar estudar “muito” pra ganhar sua remuneração, seja ela qual for, pelo desconforto futuro, gerado em decorrência do arrependimento de não ter estudado mais e se desenvolvimento melhor.

E, afinal, que tipo de crescimento você busca em sua vida?