Pensamos como um time, não como uma empresa

Nossas pessoas pensam e agem como se estivessem dentro de um time, não como se participassem de uma empresa.

É muito comum e nítida a diferença na forma de pensar e agir entre membros de um time esportivo e de funcionários tradicionais de uma empresa.

Como nós não somos uma empresa, mas praticamente um time esportivo, visando deixar ainda mais claras e tangíveis as diferenças na forma de pensar e agir, criamos a tabela comparativa abaixo:

Quesito:

Como comumente pensa um funcionário de uma empresa:

Como pensa o membro de um time esportivo:

Remuneração / Meritocracia

Todas as empresas e empresários são exploradores, tentam sempre conseguir os melhores "funcionários" pelo menor valor possível. Uma empresa deve pagar TODOS os seus funcionários bem e de forma igualitária.

Entende que um time existe para que um conjunto de pessoas possa atingir um determinado objetivo. Os resultados conquistados pelo time devem ser utilizados para recompensar todos os investimentos realizados por quem assumiu determinados riscos, além de reinvestir nos membros do time. Acreditam que os melhores membros do time, aqueles que se esforçam mais, podem sim receber mais.

Benefícios (VR, VT etc.)

A empresa tem OBRIGAÇÃO de fornecer benefícios a seus funcionários, afinal, eles são a parte mais "fraca e frágil" do relacionamento. É obrigação da empresa garantir que seus funcionários tenham acesso à boa alimentação, à boa saúde etc.

Tem responsabilidade financeira. Prefere ganhar e administrar seu próprio dinheiro e sabe onde, como e quando investi-lo, de acordo com as fases da sua vida, prioridades, objetivos e necessidades. Não fica esperando pelo "governo" ou por outras instituições. Entende que o time tem apenas a obrigação de lhe dar oportunidades para crescer e mostrar o que sabe, o restante é com ele mesmo.

Horário de Trabalho

Faz estritamente seus horários e sempre que precisa ficar após o horário, para finalizar uma tarefa e cumprir com o prazo definido por ELE MESMO, reclama e acha isso um absurdo.

O que importa é o resultado prático obtido nos jogos, independentemente se precisará ou não treinar mais horas para isso (sendo ou não remunerado), afinal, gerou expectativas e se comprometeu com os demais membros do time em relação ao seu esforço e resultado.

Investimento em Capacitação

É reativo, acredita que é obrigação da empresa investir em seu desenvolvimento e, se por algum motivo não está preparado para um novo desafio ou desenvolver uma tarefa específica, é porque a empresa não fez a parte dela.

É proativo, investe constantemente em sua própria capacitação para que possa estar preparado para assumir novos desafios e responsabilidades, quando elas aparecerem. Não se limita a ser apenas um "goleiro", também se prepara para bater "pênalti" quando for necessário.

Amplitude de Conhecimento

Busca novos conhecimentos relacionados apenas com suas atribuições e assuntos de interesse. Exemplo: se for um desenvolvedor, busca apenas conhecer sobre novas tecnologias e linguagens.

Busca todo e qualquer tipo de conhecimento necessário para que possa se tornar uma pessoa melhor e um jogador mais completo. Exemplo: se for um desenvolvedor, além de buscar sobre novas tecnologias e linguagens, também estuda sobre gestão de tempo, organização pessoal, gestão de pessoas etc.

Crescimento Profissional

Fica constantemente se comparando a outras pessoas da equipe/ empresa e sempre faz seu próprio julgamento se uma outra pessoa da equipe deveria ou não ter sido promovida.

Traça seus próprios planos e metas de crescimento e procura se aproximar de pessoas boas para que possam lhe ajudar a treinar, aprender e crescer. Fica feliz sempre que um determinado jogador teve seus resultados reconhecidos e faz de tudo para apoiá-lo em seus desafios.

Assumir Responsabilidades

Sempre que algum problema acontece ou comete um erro, se esquiva e/ou esconde os erros cometidos, procurando sempre justificar o que aconteceu, além de acreditar que é a empresa quem deve encontrar soluções para resolver o problema.

Informa rapidamente os demais membros do time sobre algum problema e reconhece imediatamente seus erros, sem medo de ser exposto ou ser julgado, buscando imediatamente e proativamente possíveis soluções para o problema.

Desafios

Sempre que se depara com um grande desafio, reclama e busca encontrar justificativas de "porque não conseguirá atingir seus objetivos" e, geralmente, pensa em desistir.

Avisa seus colegas sobre o desafio, mantém o foco e reúne toda a ajuda que puder para encontrar uma solução rapidamente, jamais desistindo.

Função

Sempre que é momentaneamente alocado/ destinado para resolver um problema/ desafio diferente daquele para o qual foi inicialmente contratado, reclama e fica desmotivado.

Entende que se o time está momentaneamente destinando-o para resolver algum problema/ desafio, diferente do que foi inicialmente estabelecido, é porque a equipe precisa de sua ajuda e acredita em sua capacidade para resolver o problema/ desafio. Motiva-se e percebe que se conseguir resolver o problema/ desafio, ganhará muita credibilidade e "pontos" dentro do grupo.

Pressão

Reclama por trabalhar sob pressão, acredita que as coisas deveriam ser feita em um ritmo mais "tranquilo".

Entende que não existe time esportivo sem pressão, pois não existe campeonato sem pressão. Portanto, adora treinar sob pressão, pois frequentemente consegue descobrir quais são seus limites e superá-los, ganhando mais confiança em si mesmo e a certeza de que "tudo é possível".

Divergência de Opinião

Quando não concorda com algo, "engole o sapo" e não expõe sua opinião de forma "madura e estruturada" para as pessoas adequadas. Prefere informalmente fuxicar e reclamar com os colegas de trabalho sobre sua opinião contrária.

Sempre que não concorda com algo, pensa no assunto com imparcialidade e, na sequência, expõe sua opinião para as pessoas adequadas, provavelmente o treinador ou membros da equipe técnica. Jamais faz comentários informais com colegas do time sobre sua divergência de opinião ou participa de fofocas.

Gastos e Custos

Não se preocupa muito com gastos, custos ou desperdícios desnecessários, afinal, o dinheiro que paga por isso não é seu, mas sim da empresa, e é ela que precisa se preocupar com isso.

Fica sempre atento com gastos, custos e fica "louco" com qualquer tipo de desperdício, pois entende que o dinheiro do time é um só e, se sobrar mais (lucro), ele poderá ser dividido com os jogadores ou reinvestido no crescimento de todos.

Uso do Tempo

Faz as coisas no seu próprio ritmo, sem muita organização de tempo, e não se importa muito se uma tarefa, que poderia ser realizada em alguns minutos, levou algumas horas.

Tem "senso de urgência", organiza seu tempo de forma que consiga cumprir com todas as suas responsabilidades e jamais leva mais tempo do que precisa para realizar uma determinada tarefa. Entende que, enquanto está jogando ou está no campo de concentração, não está ali por lazer, mas, sim, para atingir um determinado objetivo.

Passado

Vive lembrando do passado e fazendo referência a ele, tanto em coisas positivas quando negativas. Não consegue simplesmente entender que o passado é imutável e que deve seguir em frente.

Aprende com os erros e acertos do passado e segue em frente de uma vez por todas. Afinal, entende que o que passou passou e não poderá ser alterado. Busca ser cada dia um pouco melhor do que o dia anterior, através de treinamento e mais treinamento.

Demissões

Sente "pena" de alguém que foi demitido pela empresa, sempre acha que a empresa está cometendo um erro e não entende o motivo daquilo ter acontecido, afinal, aquela era uma boa pessoa.

Entende que, apesar de a pessoa retirada do time ser pessoalmente uma boa pessoa, para o time ela é um jogador que possui deveres e responsabilidades que devem ser cumpridos. Busca entender os motivos que levaram o técnico ou equipe técnica a tirar alguém da equipe e, caso ainda tenha dúvidas, busca as pessoas adequadas para questionar e entender o que aconteceu. Entende que um jogador só é retirado da equipe caso não esteja alinhado com as crenças e valores do grupo, não esteja gerando resultados para o time ou ainda que tenha cometido uma falha muito grave.