O que fazemos e já fizemos

A Simbiose nasceu em julho de 2012 e muita coisa mudou (e continua mudando) desde sua fundação, com a exceção sobre acreditar na viabilidade de trabalho remoto.

Atualmente

Atualmente, toda a equipe Simbiose está focada em tornar o SlicingDice um sucesso global e orgulho nacional, competindo de igual para igual com empresas como Google (BigQuery), Amazon (Redshift), Microsoft, Oracle, Snowflake, entre outras.

Se você tiver interesse em saber tudo o que a Simbiose já conquistou e como veio a criar o SlicingDice, leia a história abaixo.

História

Julho de 2012

A Simbiose nasce com o objetivo de criar uma plataforma para coleta e gestão de dados, comumente chamada de DMP (Data Management Platform), após tentativas frustradas de licenciar uma plataforma americana de DMP.

Nessa época, os gestores da Simbiose já acreditavam na viabilidade e potencial do trabalho remoto, mas ainda desconheciam uma forma de gestão totalmente orientada a pessoas, como é aplicada atualmente (2016 em diante).

Março de 2013

Em março de 2013 temos uma versão "beta" da nossa plataforma de dados que começa a ser testada por algumas grandes empresas brasileiras, como foi o caso da Boo-Box, uma rede de publicidade (AdNetwork) do Brasil.

Nessa época a plataforma criada pela Simbiose já processa, armazena e analisa mais de 500 milhões de eventos de dados por dia, um volume significativo e raramente encontrado em empresas nacionais.

Setembro a Dezembro de 2013

Continuamos com o desenvolvimento da nossa plataforma de dados (DMP) e somos selecionados para atender a FIAT em setembro de 2013 e a Ambev em dezembro de 2013.

Nesse período a Simbiose já processava, armazenava e analisavas quase 1 bilhão de eventos de dados por DIA. Apenas a título de comparação, a empresa CIELO, processadora de pagamento, naquele ano processava 3 bilhões de transações por ANO. Portanto, a cada 3 dias, a Simbiose processava o mesmo que a CIELO fazia em 365 dias.

Na mídia: Simbiose Ventures: “O Brasil precisava de uma DMP local”

Agosto de 2014

Após investimentos e evoluções significativas, a plataforma de dados (DMP) criada pela Simbiose, uma empresa brasileira que nunca recebeu investimento externo, já é considerada uma das principais soluções de DMP do mundo, ao lado de empresas como Adobe (Audience Manager), Salesforce (Krux), Oracle (Bluekai), entre outras.

Concorrendo de igual para igual com todas essas empresas grandes e poderosas, em agosto de 2014 a solução de DMP da Simbiose é selecionada para atender o Grupo Terra/Telefônica em todos os países em que opera.

Na mídia: Terra adota LatinDMP e triplica resultados em testes iniciais

Agosto de 2015

Após aumentar significativamente o volume de dados processados, chegando à marca de 2 bilhões de eventos de dados em um único dia, as tecnologias utilizadas pela Simbiose até aquele momento não estavam mais suportando suas necessidades, frequentemente apresentando problemas técnicos de velocidade e escalabilidade.

Por sempre ter tido uma equipe de tecnologia (desenvolvimento) excepcional, alguns membros da equipe Simbiose decidem criar um banco de dados do zero, algo que pudesse simplesmente atender com excelência as necessidades da empresa.

Portanto, em agosto de 2015 inicia a criação do S1Search, o primeiro e até hoje (2019) único banco de dados analítico (OLAP) criado por uma empresa brasileira.

Mais informações: Why we built SlicingDice

Julho de 2016

A tecnologia criada pela Simbiose se mostrou tão promissora, resolvendo com excelência todas as necessidades internas relacionadas ao processamento, armazenamento e análise de dados, que em julho de 2016 a empresa decide começar a transformar a tecnologia criada (S1Search) em um produto que pudesse ser utilizado por outras empresas. O que viria a se tornar o SlicingDice.

É a partir desse momento que os gestores da Simbiose começaram a pensar e criar uma forma de gestão totalmente orientada a pessoas, onde o sucesso da empresa estaria diretamente atrelado e seria visto como consequência do desenvolvimento e sucesso das pessoas que fazem parte da equipe.

Foi também nessa época que a empresa amadurece em relação ao foco, deixando de ser uma empresa que criava diversos projetos inovadores simultaneamente e opta por focar exclusivamente nesse novo (e promissor) produto, o SlicingDice.

Março de 2017 em diante

Em março de 2017 o SlicingDice é lançado globalmente, tendo o mercado internacional (americano e europeu) como foco principal, visto que a competência da Simbiose sempre foi criar produtos/tecnologias e não prover/prestar serviços, como comumente a tecnologia é consumida no Brasil.

Foi também em 2017 que os gestores da Simbiose começam a se aproximar de conteúdos relacionados à psicologia e à psicanálise, trazendo para a empresa novas formas de análise e desenvolvimento de pessoas, reforçando ainda mais a crença de que tudo é por meio de, em conjunto com, através de pessoas.

O trabalho remoto continua sendo um dos principais pilares da forma de trabalho da Simbiose, pela simples crença de que não faz nenhum sentido perder boas pessoas por uma questão geográfica.