A tese da Simbiose

Tese sobre desenvolvimento humano

A tese da Simbiose é firmada na crença de que não existem pessoas "prontas" e que, portanto, as que realmente estão abertas a serem diferentes, melhores, dispostas a mudar podem - e devem - receber todo o apoio necessário para que isso ocorra.

Tendo como base a tese sobre sucesso e a crença sobre mudança, acreditamos que a única forma para a sua obtenção seja através do desenvolvimento contínuo dos membros do nosso time.

Acreditamos que a formação individual de cada uma das pessoas seja a única maneira de obtermos o sucesso coletivo. Em outras palavras, acreditamos que tudo seja por meio de, em conjunto com, através de pessoas. Desde que essas realmente queiram e estejam abertas a mudar.

Por conta disso, o foco do time Simbiose está totalmente orientado ao desenvolvimento humano, tanto nos aspectos comportamentais (soft skills) quanto nos técnicos (hard skill).

A pessoa que entrar no time Simbiose deverá está preparada para um imersão de aprendizagens técnicas, vivências pessoais e profissionais e lições de auto-conhecimento. O ser humano é a chave principal do nosso time.

É por esse motivo que nós preferimos trazer pessoas para nosso time exclusivamente com base nas seguintes características:

  • O quão lúcido(a) você é.

  • O quão autêntico(a) você é.

  • O quão disciplinado(a) você é.

  • O quão organizado(a) você é.

  • O quão inquieto(a) você é.

  • O quão insatisfeito(a) com você mesmo você é.

  • O quão disposto(a) a mudar você está.

  • O quão bem você se comunica.

  • O quanto você aceita tirar do seu para dar ao outro.

Como pode perceber, para nós realmente não importa o que você possa ter estudado ou quais são suas habilidades técnicas atuais. O que realmente importa é o que você quer se tornar.

No dia a dia, dividimos nossa equipe de gestão de pessoas de uma maneira que possibilite trabalhar o desenvolvimento comportamental (soft skills) e técnico (hard skill) simultaneamente. Pouco a pouco, nossas pessoas ficam mais experientes e lúcidas e, como é de se esperar, algumas que não estão verdadeiramente abertas ou prontas para mudar, as quais acabam deixando o grupo nesse processo.

Tese sobre transparência e lucidez

Um dos nossos propósitos é fazer com que cada pessoa que participe do nosso time se torne mestre em sua própria vida. Apesar de entender que faz parte da natureza humana a preferência por ser conduzida ao invés de conduzir suas próprias vidas, um de nossos principais objetivos como grupo é ajudar que cada um do nosso time consiga conduzir sua vida da melhor forma possível.

Se tivermos que escolher entre conquistar nossos objetivos através do uso e manipulação de pessoas, conduzindo-as a serem simplesmente o que já são e apenas extraindo "o melhor de cada um", simplesmente ignorando seus pontos negativos, preferimos abrir mão de tais objetivos. Nosso comprometimento com o desenvolvimento humano é completo, incentivando ainda mais o que já é incrível, mas ao mesmo tempo colocando luz sobre o que pode (e às vezes deve) ser mudado.

Escolhemos a transparência e a lucidez sempre, ainda que isso possa nos levar a ter uma jornada mais longa na obtenção de resultados.

Ao mesmo tempo, entendemos que as pessoas são o que elas podem (ou escolhem) ser, mas não nos eximimos de mostrar o que poderia ser diferente em cada uma delas.

Não existe nada que não possa ser falado, perguntado ou proposto à qualquer membro da equipe Simbiose, todos podem e devem saber de tudo que acontece dentro do nosso time, a clareza é um dos pontos chaves para obtenção de sucesso e confiança.

"Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino." C. G. Jung