A forma de trabalho

A Simbiose tem uma forma muito específica de trabalho, fortemente orientada nas teses em que acreditamos e seguimos.

Entendemos que não são todas as pessoas que se adaptam ao nosso modelo de trabalho, mas nosso objetivo aqui é apenas alinhar expectativas logo de início. Assim, aqueles, que não concordam com nossa forma de pensar e trabalhar, não invistam seu tempo se candidatando para se juntar ao nosso time.

Nós honestamente acreditamos que não existem pessoas boas ou ruins, certas ou erradas, mas, sim, que algumas estão mais alinhadas com a nossa forma pensar e agir.

Nossa cultura está diretamente alinhada com os valores que escolhemos para nosso time.

Acreditamos em trabalho 100% remoto

Toda a equipe da Simbiose trabalha remotamente desde sua fundação (2012).

Apesar dos inúmeros desafios associados à forma remota de trabalho, em decorrência a tese da Simbiose, sua forma de trabalho e os valores compartilhados pelo time, acabamos atraindo pessoas que conseguem trabalhar remotamente, sem nenhum prejuízo à disciplina, à comunicação ou à produtividade.

Em suma, não temos essa "forma de trabalho Simbiose" por termos escolhido trabalhar remotamente, ao contrário, temos a "forma de trabalho Simbiose" porque conseguimos encontrar pessoas excepcionais em todos os cantos do mundo.

Pensamos como um time, não como uma empresa

Nós esperamos que você dê tanto valor por fazer parte deste time quanto os demais membros dão, independentemente se você acabou de chegar ao grupo.

Veja as diferenças na forma de pensar entre um time e uma empresa, de acordo com nossa visão e opinião.

Entenda que você será cobrado como se fosse o técnico deste time. Portanto, se você tiver um problema crítico que afete a continuidade da equipe (e/ou dos clientes/usuários), esperamos que você não deixe a equipe até resolver o problema. De qualquer maneira, pode ter certeza que você não estará sozinho tentando resolver qualquer desafio, porque todos os demais membros do time estarão com você, durante todo tempo.

Forma de pensar sobre pessoas

Acreditamos totalmente em meritocracia, considerando que as pessoas partem da mesma base e têm as mesmas condições para crescimento e demonstração de suas capacidades e competências.

Meritocracy: a system in which the talented are chosen and moved ahead on the basis of their achievement. Merriam-Webster Dictionary

Por conta disso, sempre trabalhamos e nos preocupamos em possibilitar que todos os integrantes do nosso time tenham o mesmo ponto de partida e as mesmas condições para crescimento.

Acreditamos na existência de um processo de seleção natural para todas as pessoas que trazemos para o time, e que somente as pessoas mais alinhadas com nossos valores permanecem e perpetuam dentro do grupo.

Consideramos que o vídeo do Sr. Carlos Brito sobre a cultura de seleção e desenvolvimento de pessoas da ABInBev reflete muito a nossa visão e filosofia de como cuidar de nossas pessoas.

Carlos Brito em Stanford - Hire the Right People

Forma de pensar sobre remuneração e crescimento

Na Simbiose, você é o único e exclusivo responsável por seu crescimento! Não existe camaradagem ou compaixão. Se você cumprir com suas metas e objetivos, irá crescer sem precisar pedir ou justificar, caso contrário, não irá.

Criamos um plano de carreira que serve como base para o crescimento de sua remuneração dentro do time.

Forma de pensar sobre trabalho

Por sermos um time e não uma empresa, nós temos uma forma de cobrança muito forte sobre organização, disciplina e cumprimento de metas.

Não temos o objetivo de ser um lugar "cool to work". Acreditamos que a Simbiose é um lugar para aprender, crescer e realizar seus sonhos profissionais. Diante disso, se deseja um lugar divertido de trabalhar, jogar videogame, andar de bicicleta etc., definitivamente este não é o grupo ideal para você.

Todas as pessoas que fazem parte da nossa equipe são diariamente questionadas sobre sua organização, disciplina e o que estão fazendo para que suas metas sejam atingidas.

Temos um ritmo de trabalho e estudo muito forte, mas também prezamos muito pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Ainda assim, existe uma grande expectativa e cobramos fortemente todos da nossa equipe sobre a evolução nos estudos nas horas em que não estão trabalhando. Isso novamente faz parte dos nossos valores: "Se desejamos chegar onde 99% das pessoas não chegam, precisamos fazer algo que 99% das pessoas não estão dispostas a fazer".

Forma de pensar sobre gestão de tarefas

Os líderes do time possuem um bom conhecimento sobre desenvolvimento humano e também sobre tecnologia, mas às vezes suas expectativas em relação a algo podem ser irreais ou distorcidas.

Diante disso, caberá a você demonstrar que o que foi solicitado não pode ser feito no prazo desejado ou imaginado.

Forma de pensar sobre equipe

A Simbiose é reconhecida por todos que trabalham, ou que já trabalharam conosco, por ter uma equipe de verdade, onde todas as pessoas se ajudam e apoiam o tempo todo.

Não existe espaço para individualismo ou "estrelinhas" no nosso time. Todos somos iguais.

Por conta disso, é esperado que todos se coloquem à disposição para ajudar um colega que esteja enfrentando alguma dificuldade. A ideia é oferecer ajuda proativamente.

Acreditamos que "ninguém chega lá sozinho". Se por algum motivo você acha que é um gênio e que conseguirá desvendar a próxima grande teoria do mundo sozinho(a), nosso time não é o melhor lugar para você.

Forma de pensar sobre avaliação de pessoas

Todas as pessoas que fazem parte do time Simbiose são constantemente e fortemente cobradas sobre organização, disciplina e cumprimento de metas, pois acreditamos que, sem isso, ninguém consiga chegar a lugar algum.

Avaliação diária / semanal

Nessa avaliação são analisados os seguintes itens de cada pessoa:

  • Produtividade

  • Pensamento de time versus pensamento de empresa

  • Pontualidade nos horários

  • Organização

  • Cumprimento dos prazos (gerais)

  • Cumprimento das tarefas nos prazos

  • Humildade

  • Proatividade

  • Transparência

  • Disciplina

  • Postura / Atitude

  • Senso de urgência

  • Comunicação / Visibilidade

  • Flexibilidade

  • Interação e participação com a equipe

  • Liderança

Nosso objetivo com essa avaliação é dar toda a clareza e a visibilidade necessárias para que todos os membros do time saibam como os gestores estão enxergando e o que elas precisam fazer para melhorar.

Avaliação individual semestral

Essa avaliação é individual e está relacionada ao plano de carreira da Simbiose.

A cada seis meses, a contar da entrada da pessoa no time, realizamos uma avaliação detalhada de cada membro da equipe, em conjunto com o mesmo, de acordo com todos os itens (habilidades) que compõem o plano de carreira da Simbiose.

Nessa avaliação, são analisadas as competências/ habilidades técnicas e também as competências/ habilidades gerais, visando identificar em qual posição do plano de carreira a pessoa deve ser enquadrada para os seis meses seguintes.

Durante essa avaliação individual, a pessoa tem a oportunidade de se autoavaliar em cada um dos itens e também escutar e entender qual a visão dos gestores sobre ela nos mesmos itens.

Nosso objetivo com essa avaliação é dar toda a clareza e a visibilidade necessárias para que as pessoas saibam onde precisam melhorar para crescer, além de valorizar e reenquadrar as pessoas que tiveram evolução desde a última avaliação.